Farol...


“Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o sabor, para que servirá? É possível torná-lo salgado outra vez? Será jogado fora e pisado pelos que passam, pois já não serve para nada.
“Vocês são a luz do mundo. É impossível esconder uma cidade construída no alto de um monte. Não faz sentido acender uma lâmpada e depois colocá-la sob um cesto. Pelo contrário, ela é colocada num pedestal, de onde ilumina todos que estão na casa. Da mesma forma, suas boas obras devem brilhar, para que todos as vejam e louvem seu Pai, que está no céu.” Mateus 5:13-16


No texto acima Jesus disse que somos a luz do mundo e o sal da terra. Começo então minha explanação com a seguinte pergunta:" O que significa ser luz do mundo? O que Jesus queria dizer com esta afirmação?" A resposta é bem simples, a nossa vida deve refletir Cristo aos outros. As nossas obras, ações, palavras e pensamentos devem refletir o brilho de Cristo.
O que tem ocupado sua mente? O que você te visto? O que você tem falado? Onde suas mãos tocaram? Onde seus pés pisaram? Como e onde está seu coração? O que você tem feito com os seus dias, horas, minutos?
Em João 8:12 Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue, de modo nenhum andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida". No primeiro texto Jesus diz que eu sou a luz, no segundo Ele é a luz. Não fique confuso, explicarei melhor.
Ao fazermos uma ponte entre os dois textos, utilizarei o exemplo da lua, a qual é um satélite natural sem brilho próprio, porém é o segundo objeto mais brilhante no céu. Sabe porquê? Porque ela reflete como um "espelho" a luz do sol que é o primeiro e mais brilhante astro. Em outras palavras, o que vemos nas nossas noites é apenas a luz solar que em contato com a superfície da lua, reflete seu brilho para a terra.
Na nossa vida cristã, deve acontecer da mesma forma. Jesus é o sol, o astro principal, toda a luz vem dele e nós, assim como a lua apenas refletimos o brilho de sua glória. Não temos brilho próprio, tudo vem dele e através de nós a sua luz ilumina as trevas do mundo que arde em pecado.
Entendemos assim que nada vem de nós e que tudo vem dele, por ele e é para ele. Voltando ao texto inicial de Mateus, nos versículos 15 e 16, Jesus disse que não faz sentido esconder uma lâmpada em baixo de um cesto, quando a sua função é iluminar a casa. Nossa função então é brilhar com a luz de Cristo.
Chegamos então ao título deste texto: "Farol". Não o farol de carro, este que quero escrever sobre é uma construção, com uma estrutura elevada, parecido com uma torre. No pico desta "torre" encontra-se um potente aparelho ótico dotado de várias lâmpadas e espelhos refletores, cujo facho de luz é visível a longas distâncias e que brilha intensamente pela escuridão da noite.
Os faróis funcionam constantemente desde a antiguidade e sua função principal é avisar os navegadores sobre a proximidade com a terra. Os navios perdidos quando viam ao longe a luz, poderiam então descansar e senti-se seguros por saberem que agora tinham encontrado terra firme, porque ali haveria um porto seguro, um cais e não estariam mais perdidos.
Devemos ser como o farol, brilhar na escuridão para os perdidos com a luz de Cristo. Invadir as trevas e escuridão dos porões abandonados, escancarar as janelas das casas sem escuras, iluminar o caminho de volta da ovelha perdida que se perdeu. Ser como Jesus. Ser Jesus.
E se por acaso você se identificou mais com o navio perdido, saiba que a luz de Cristo brilha constantemente todos os dias só para te encontrar. Que a luz de Jesus invada as trevas do seu coração e mente para então refletir-se a outros através de você. Se você quer ser como um farol, diga para ele "eu quero ser essa luz, Jesus!" Cristo é a luz e nós somos FAROL!

Comentários