Bullying...

  Depois de muito tempo sem post... Olha eu aqui de novo. A faculdade de Teologia ta puxada, mas consegui um tempinho pra falar de algo que tem me incomodado muito. Desde a post  salvando uma vida, Deus tem ministrado sobre bullying ao meu coração. Mas não é somente bullying nas escolas, ou entre pessoas não evangélicas, mas sobre o bullyng dentro da igreja e o que os cristãos tem feito.
  Mas afinal o que é bullying?
Conheci o termo em 2005 em um trabalho na escola. Segundo a revista Brasil escola "Bullyng é um termo da língua inglesa quem vem (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder." Ou seja, é qualquer forma de agressão verbal sem que a pessoa possa se defender causando traumas e complicações psicológicas e emocionais muitas vezes irreversíveis.
  O que muitos pensam serem brincadeira de criança ou de adolescente é algo seríssimo. Muitos adolescentes e jovens depois de sofrerem anos e anos com esse mal acabam sendo levadas ao suicídio, adquirindo depressão ou cometendo atos piores de vingança. E infelismente esse mal está presente dentro de algumas igrejas. Já vi adolescentes dentro da igreja rindo de outros que não faziam parte da sua "panela" e ofendendo a ponto de fazerem com que o irmão saísse da igreja e nunca mais voltasse. Muitas vezes as pessoas estão mais ocupadas e preocupadas com o seu ministério do que com as vidas. Muitas vezes cantar e ser conhecido como pregador e viajar de um lado para outro, tem sido mais importante do que passar uma tarde com aquele irmão que ninguém nunca vai visitar, ou que há tempos não participa do departamento de jovens e que congrega na sua igreja. Logo a igreja que é lugar de cura, lugar de refúgio. Onde está o amor pelo próximo? Onde está o exemplo que Cristo nos deixou? "Eis o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que se despoja da vida por aqueles a quem ama. Vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu vos mando." João 15. 12-14
O amor cura todas as feridas, o amor é a resposta pra todos os problemas. Quem ama cuida, trata bem, não fala mal, não maltrata com palavras. Jesus foi bem claro em seus ensinamentos João 13. 34 diz "Um mandamento novo vos dou: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, vós também amai-vos uns aos outros. Nisto TODOS RECONHECERÃO que sois meus DISCÍPULOS: no amor que tiverdes uns para com os outros". Jesus pregava e vivia o amor e nos incentivou a fazer o mesmo acolhendo a todos. As pessoas vão reconhecer em você um servo e discípulo de Cristo na maneira que você falar e as tratar. Pois o AMOR é o sinal da presença de Deus na vida dos homens.
   Não só quem sofre o bullying que se encontra em problemas. Mas também aquele que pratica. Não julgue. Quem pratica esses atos de violência também precisa de ajuda e do seu amor. Muitas vezes eles não recebem em casa e de alguma forma descontam em quem não sabe se defender. Por isso como cristão se você conhece alguém que pratica ou sofre bullying cuide dessa pessoa. Gere esse filho espiritual em oração seja Pai.
  Existem três tipos de amor: Amor Fileo um amor humano, retribuido na medida em que a pessoa o recebe. Amor Eros um amor entre homem e mulher e o Amor Ágape que é o amor retratado por Paulo em 1 Corintíos 13 ( o mais belissímo conceito de amor ágape), um amor ilimitado, incondicional, como o de Deus por nós. Que não depende de nada, que não depende de gestos e nem espera retribuições. Um amor pregado por Cristo. Um amor que vai até uma cruz se entregar. Um amor que escolhe um Pedro mesmo depois de ter sido negado várias vezes. Um amor que olha para uma Maria Madalena e vê muita além do que aparência. Um amor que acolhe todo aquele que crê e confia. Cristo nos deixou suas pisadas, deixou seu exemplo provando a todos que é possível!
  Este mal deve ser combatido. E você como cristão sabe como. "Amando"
 Que Deus te guie...

Nós vemos em breve...

Lorena Ingrid

Comentários

  1. Se você se acha o valentão.
    Cuidado!
    Quem é o valentão acaba no chão.

    Se você bate nos pequenos.
    Cuidado!
    Eles crescerão.

    Se você xinga ou ofende alguém.
    Cuidado!
    Alguém pode ofender você.

    Olhe-se no espelho!
    O espelho não mente, você é um Ser humano.
    Então, não haja como se fosse um animal.

    Todos nós fomos feitos à imagem e semelhança de Deus.
    Deus não quer ver a sua imagem e semelhança brigando,
    xingando e apelidando o próximo.
    Somos Iguais!

    Seja uma pessoa civilizada.
    Diga não ao Bullying!
    Diga não à violência!

    Violência na minha casa,
    NÃO!!!

    ResponderExcluir
  2. Se você se acha o valentão.
    Cuidado!
    Quem é o valentão acaba no chão.

    Se você bate nos pequenos.
    Cuidado!
    Eles crescerão.

    Se você xinga ou ofende alguém.
    Cuidado!
    Alguém pode ofender você.

    Olhe-se no espelho!
    O espelho não mente, você é um Ser humano.
    Então, não haja como se fosse um animal.

    Todos nós fomos feitos à imagem e semelhança de Deus.
    Deus não quer ver a sua imagem e semelhança brigando,
    xingando e apelidando o próximo.
    Somos Iguais!

    Seja uma pessoa civilizada.
    Diga não ao Bullying!
    Diga não à violência!

    Violência na minha casa,
    NÃO!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixem aqui seus comentários... e em breve estaremos respondendo a todos!!